Submissão

Resultados dos Trabalhos

  1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

  • Os trabalhos submetidos para apresentação na 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) devem respeitar as normas descritas neste documento, caso contrário não serão aceitos.

1.2 Período de submissão dos resumos dos trabalhos: de 16 a 05 de maio de 2025 (até as 23:59 horas – horário de Brasília).

1.3 A submissão será exclusivamente online, pelo endereço eletrônico O site da semana é esse https://86sben.abengoias.org.br/.  

1.4 Pelo menos um dos autores do trabalho a ser submetido deverá ser sócio da Associação Brasileira de Enfermagem e apresentar o comprovante de pagamento da anuidade 2025.

1.5 Poderão participar como autores dos trabalhos: enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem (nível técnico ou superior), bem como outras categorias de profissionais da área da saúde, ou que tenham interface com a saúde. 

1.6 Há um limite de 6 (seis) autores por trabalho. 

1.7 A submissão do trabalho deverá ser realizada, obrigatoriamente, pelo relator, que é o responsável pela inserção correta de todas as informações e documentos necessários.

1.8 O relator do trabalho deverá estar inscrito na 86ª SBEn. 

1.9 Cada relator poderá submeter até 2 (dois) trabalhos. 

1.10 Não há limite para participação em trabalhos como autores. 

1.11 Todos os autores devem revisar atentamente o resumo, as palavras-chave, as referências, a grafia do nome e a ordem de autoria, além do vínculo institucional, e checar se todos os documentos a serem anexados estão corretos, antes de realizar a submissão. 

1.12 Em respeito à integridade acadêmica, os relatores não devem submeter trabalhos sem a prévia revisão do material por todos os autores.

1.13 Poderão ser submetidos trabalhos nas seguintes categorias 

  • Trabalhos científicos:  
  • Pesquisa original: pesquisa científica concluída, com dados primários ou secundários, seja de abordagem quantitativa ou qualitativa (ensaio clínico, estudo de corte transversal, estudos de coorte, estudos ecológicos, estudo de caso, estudo etnográfico, fenomenológico, dentre outros), 
  • Revisões sistematizadas de literatura (revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa, entre outros), 
  • Ensaios ou reflexões teóricas – argumentação discursiva teórica em profundidade, focalizando um conceito ou constructo ou fenômeno de Enfermagem ou de área afim.
  • Relatos de experiência – apresentação crítico-reflexiva de uma experiência vivida e os insights a partir dela produzidos, que, no diálogo com a literatura, pode contribuir com a construção ou avanço de conhecimento em uma determinada área do saber. Nesse tipo de produção do conhecimento três elementos centrais se articulam: a vivência, o embasamento científico e a reflexão crítica.
  • Nota prévia de pesquisa:  pesquisa original, com resultados preliminares.

B – Relatos de experiências exitosas.

  • Relato narrativo de experiências inovadoras exitosas no ensino, pesquisa, extensão, gestão ou prática clínica, e dos resultados obtidos, com implicações para o futuro da profissão.  
  • Pesquisas envolvendo seres humanos, incluindo casos clínicos e estudos de caso devem ter sido aprovados em Comitês de Ética em Pesquisa. Nesse caso, deve-se informar no corpo do resumo o número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) e o número do protocolo de aprovação. 
  • Estudos envolvendo animais devem ter sido aprovados em Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) e incorporar no corpo do resumo o número do protocolo de aprovação.

1.15 A submissão para inscrição não garante o aceite dos trabalhos enviados para seleção.

  1. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

  • Apenas após sua efetivação será liberado o acesso para área de submissão de trabalhos. 
  • Acesse a área do participante, fornecendo seu login e senha criados durante o preenchimento de dados na sua inscrição no evento. 
  • O menu será exibido em sua tela. Clique em “Meus Trabalhos”. Caso você não visualize este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema de inscrição no evento. 
  • Siga as instruções para preencher o formulário de submissão de trabalhos na plataforma.
  • O texto do resumo deverá ser digitado no sistema de submissão da 86ª SBEn, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa. 
  • Anexar os seguintes documentos:

– Comprovante de pagamento da anuidade de pelo menos um dos autores do trabalho, digitalizado, referente ao ano de 2025. 

– Comprovante de inscrição na 86ª SBEn do relator do trabalho.

  1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO E DEMAIS ELEMENTOS DO TRABALHO 

3.1 O conteúdo a ser inserido na plataforma de submissão será:

  • Título;
  • Autores (no máximo 6 autores);
  • Afiliações (nome da instituição de vínculo dos autores);
  • Resumo;
  • Referências;
  • Palavras-chave.

Video ANEXO

3.1.1 O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado. Deve conter no máximo 15 (quinze) palavras. 

3.1.2 O nome dos autores deve ser digitado corretamente e por completo, 

3.1.3 Para fins de instituição de vínculo, considerar apenas uma, que no momento atual seja considerada a mais importante no contexto da vinculação com a elaboração do trabalho. No caso do contexto de ensino, o nome da Universidade, e no caso de instituição de saúde municipal ou estadual, respectivamente a Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde, e no caso de outras instituições o nome completo. 

3.1.4 O texto do resumo deve ter no mínimo 1500 caracteres a no máximo 2000 caracteres, contando os espaços, ser redigido em parágrafo único e ser estruturado nos seguintes itens: introdução, objetivo(s), método, resultados e conclusão e/ou consideração final. 

3.1.5 Deverão constar, no campo específico para tal, no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) referências, citadas e formatadas em estilo Vancouver, as quais não serão contabilizadas no número de caracteres do resumo.

3.1.6 Devem ser indicadas, no campo específico para tal, de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por vírgulas, com base no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) / MeSH (Medical Subject Headings) no link: https://decs.bvsalud.org/.

  1. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Critérios de Avaliação dos trabalhos para julgamento do aceite para apresentação:

4.1.2 Atendimento aos padrões de formatação e estruturação indicados nas normas (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

4.1.3 Atendimento aos preceitos éticos vigentes na atualidade (no caso de estudo realizado com seres humanos ou animais – aprovação em Comitê específico) (Sim: requisito para prosseguimento; Não: indicado para desclassificação do trabalho).

4.1.4 Clareza e coesão do conteúdo e uso da norma culta da língua portuguesa.

4.1.5 Clareza e pertinência dos objetivos.

4.1.6 Clareza, robustez do método e coerência com os objetivos propostos. 

4.1.7 Clareza dos resultados e coerência com os objetivos e métodos propostos.

4.1.8 Fundamentação das conclusões e/ou considerações finais nos resultados do estudo, e apresentação da relevância das implicações ao campo da Enfermagem e da Saúde.

4.1.9 Para cada item de avaliação será atribuída uma nota de zero a dez, e a nota total será constituída da média das notas atribuídas para cada item.

4.1.10 Poderão ser aceitos para apresentação no evento trabalhos que alcançarem, no mínimo, a nota 6,0.

4.2 Para fins de julgamento dos trabalhos para outorga de menção honrosa serão considerados os critérios para julgamento do aceite e também será avaliada a apresentação oral.

4.2.1 Critérios de Avaliação da apresentação oral:

4.2.1.1. Pontualidade do relator para comparecer ao local e permanência para responder as questões ao final da sessão.

4.2.1.2 Qualidade e Pertinência do material audiovisual.

4.2.1.3 Segurança do apresentador e domínio em relação ao tema.

4.2.1.4 Clareza e objetividade da apresentação, uso de linguagem culta. 

4.2.1.5 Dinamicidade e captação da atenção pelo apresentador.

4.2.1.6. Respeito ao tempo de apresentação do trabalho.

4.2.2 Para cada item de avaliação será atribuída uma nota de zero a dez, e a nota total será constituída da média aritmética das notas atribuídas para cada item.

4.2.3 Para fins de julgamento dos trabalhos para outorga de menção honrosa, será considerada a média entre as notas da avaliação do resumo e da avaliação da apresentação oral.

4.3 São elegíveis para a outorga da Menção Honrosa os trabalhos que obtiverem, no mínimo, a nota 9,0, nas seguintes categorias: estudo original ou de revisão da literatura; relato de experiências; experiências exitosas.

4.4 Serão outorgadas Menções Honrosas para até três trabalhos, de acordo com a classificação, com base na pontuação segundo os critérios de avaliação definidos nesse documento.

4.5 Em caso de empate, será considerado pela Comissão de Trabalhos Científicos o grau de adesão do trabalho ao tema central da 86ª SBEn e seus eixos temáticos, a saber: 

– Tema Central “Saúde Planetária: desafios e atuação crítica da Enfermagem” 

Eixos temáticos

Eixo 1– Práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta;

Eixo 2 – Educação transformadora como caminho para preservação da vida nas suas diversas formas;

Eixo 3 – As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na sobrevivência planetária.

4.5.1 Em caso de permanência de empate será considerada a data/horário de envio, dando-se preferência para aquele submetido há mais tempo.    

4.6 Trabalhos cuja autoria contenha membros da Comissão de Trabalhos Científicos, Presidente e Vice-presidente do evento, não são elegíveis para concorrer à Menção Honrosa.

  1. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS 

5.1 O resultado da avaliação dos trabalhos quanto ao aceite para apresentação será publicado no site do evento (https://86sben.abengoias.org.br/) dia 05 de maio de 2025 até as 23:00, sem menção à nota, com indicação apenas de trabalhos aprovados. 

5.2 Não cabe recurso ao resultado desta avaliação. 

5.3 O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante a 86ª SBEn.

5.4 O resultado da avaliação para fins de outorga de Menção Honrosa será comunicado em sessão online em data e horário a serem divulgados na programação do evento, publicada no site

  1. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO 

6.1 Os trabalhos serão apresentados exclusivamente na modalidade Comunicação Oral.

6.2 O relator receberá um e-mail informando o resultado da avaliação quanto ao aceite para apresentação.  

6.3 A apresentação deve ser elaborada conforme template, que será publicizado no site oficial do evento, juntamente com o resultado da avaliação dos trabalhos. 

6.4 O local e ordem de apresentação dos trabalhos será divulgada até dia 10 de maio, no site oficial do evento (https://86sben.abengoias.org.br/).

6.5 A apresentação dos trabalhos será realizada exclusivamente na data informada na programação, no site do evento.  

6.6 Os relatores devem comparecer aos respectivos locais de apresentação 15 minutos antes do horário de início da sessão, e gravar a apresentação no computador disponível na sala. A seguir deve abrir a apresentação e verificar a configuração dos slides.

6.7 Cada relator terá até 05 minutos para fazer sua apresentação. Figuras, tabelas ou quadros podem ser incluídos na apresentação.

6.8 Os relatores devem permanecer na sala para responder às questões do avaliador e da plateia ao final da sessão. 

6.9 A comissão organizadora não se responsabiliza por problemas técnicos que impeçam a exibição do material, tais como arquivo corrompido, falta de energia elétrica, entre outros, assim, os relatores devem estar preparados para planos alternativos que permitam a sua apresentação. 

6.10 A falta do relator ou a ausência de apresentação implica na desconsideração do trabalho para fins de produção de anais, certificado de apresentação e avaliação da elegibilidade para outorga de menção honrosa. 

6.11 Não será permitida a troca de relator, exceto por motivos de força maior a serem julgados pela Comissão Organizadora. O coordenador de sala não está autorizado a conceder solicitações de mudança intempestiva de relator.

  1. EMISSÃO DE CERTIFICADOS 

7.1 Será emitido apenas um certificado digital por trabalho apresentado. 

7.2 O documento conterá o nome de todas(os) as(os) autoras(es), e o nome da pessoa responsável pela relatoria. 

7.3 Os certificados de apresentação de trabalhos estarão disponíveis online, em arquivo PDF, na área restrita do participante que submeteu o trabalho, em até 30(trinta) dias após a realização, no site oficial do evento (https://86sben.abengoias.org.br/).

       8.PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS NOS ANAIS 

8.1 Resumos de trabalhos aceitos e apresentados cuja média seja superior a 7,0 e atendimento integral às normas para formatação poderão ser publicados nos Anais da 86ª SBEn da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás.

8.2 A publicação do resumo nos Anais da 86ª SBEn é opcional, ficando na responsabilidade do autor informar no momento da inscrição a opção por publicar ou não. 

8.3 Os Anais serão publicados eletronicamente, na página oficial do evento (https://86sben.abengoias.org.br/) e permanecerão disponíveis na homepage da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás (https://abengoias.org.br). 

Comissão Organizadora – 86ª Semana Brasileira de Enfermagem – ABEn-GO

Normas

    • Título (Em negrito, itálico, caixa alta, fonte Calibri 14)
    • Autores (no máximo 6 autores) (margem direita, fonte Calibri 10)
    • Afiliações (nome da instituição de vínculo dos autores) (rodapé)
    • Introdução: (marcadores de seção do resumo em negrito, fonte Calibri 11). O texto deve ser escrito sem negrito, espaço simples entre as linhas e sem recuo no parágrafo;
    • Objetivo (s).
    • Materiais e métodos. Quando a pesquisa envolver seres humanos deve incluir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa;
  • Resultados.
  • Conclusão.
  • Referências (de 03 a 05, formato Vancouver). 
  • OBS: Não incluir figuras, tabelas ou quadros na submissão do resumo. 
  • Confira o Modelo