Palestrantes

Dirce Stein Backes
Dirce Stein Backes
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado sanduíche na Universität Bielefeld (Alemanha) e pós-doutorado na University of Applied Sciences HO (Alemanha). É docente do curso de Enfermagem e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria (RS). Atua nas áreas de gestão em saúde, empreendedorismo social, saúde materno-infantil e políticas públicas, com intensa colaboração internacional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES) e integra conselhos acadêmicos e comitês de pesquisa no Brasil e no exterior.

Iel Marciano Filho
Iel Marciano Filho
Doutor em Ciências Ambientais, mestre em Ciências Ambientais e Saúde, com graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como docente na Universidade Paulista (UNIP), desenvolvendo pesquisas nas áreas de saúde planetária, saúde mental e atenção psicossocial.

Laidilce Teles Zatta
Laidilce Teles Zatta
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atua como docente assistente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e como auditora na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. É integrante da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS) e desenvolve pesquisas nas áreas de letramento em saúde, qualidade de vida, sistematização da assistência de enfermagem, saúde pública e enfermagem médico-cirúrgica.

Sheila Mara Pedrosa
Sheila Mara Pedrosa
Doutora em Ciências da Saúde, mestre e graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como enfermeira na Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis e como docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordena projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Enfermagem Escolar e Saúde Digital, com ênfase no uso de tecnologias emergentes no SUS. Integra a Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS/UFG) e o Núcleo de Estudos Qualitativos em Saúde e Enfermagem (NEQUASE/FEN/UFG). É coordenadora de orientação acadêmica na Especialização em Inovação, Tecnologias Emergentes e Imersivas para Saúde Digital do Centro de Competência Embrapii (AKCIT/UFG).

Fernanda Ribeiro Dias
Fernanda Ribeiro Dias
Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Gestão da Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, com pós-graduação em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador pela Faculdade Única de Ipatinga (MG). Atua como enfermeira na Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho (MG), desenvolvendo atividades nas áreas de saúde pública, saúde ambiental e vigilância em saúde.

Tiago Sperb
Tiago Sperb
Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva, atua como Diretor de Saúde Digital da Prefeitura de São Leopoldo (RS). Servidor público concursado desde 2013, exerceu cargos de direção nas Prefeituras de Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas, no Rio Grande do Sul. Desenvolve projetos de transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo autor e coautor de iniciativas como Médico Online (Telessaúde), Zap da Saúde, Estoque Aberto, Medicamento em Casa e Teleagendamento. Atua nas áreas de saúde digital, inovação em saúde pública e gestão em saúde.

Marcos André de Matos
Marcos André de Matos
Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua como professor na Faculdade de Enfermagem. Desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas de saúde, com ênfase em populações vulneráveis e saúde coletiva.

Júlio César Coelho do Nascimento
Júlio César Coelho do Nascimento
Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorando em Enfermagem e Saúde pela mesma instituição. Especialista em Controle de Infecções, Segurança do Paciente e Auditoria em Serviços de Saúde. Atua como docente no curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Ceres, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nas áreas de segurança do paciente e avaliação em saúde.

Benigno Alberto Moraes da Rocha
Benigno Alberto Moraes da Rocha
Doutor e mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Atua como professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia Científica. Desenvolve pesquisas voltadas para análise de situação de saúde, com foco em doenças infecciosas, como dengue, e saúde da criança. Possui experiência em gestão acadêmica e já exerceu o cargo de pró-reitor acadêmico do Centro Universitário GOYAZES (UniGOYAZES).