O Evento

Conheça o Tema da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem

O tema de nossa 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (86ª SBEn) será “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”. Construído coletivamente por abenistas de todo o país, o tema convida à reflexão sobre um dos temas mais urgentes de nosso tempo.

Em um cenário de mudanças climáticas e crises ambientais, os impactos na saúde física, mental e coletiva se tornam cada vez mais evidentes, assim como a sobrecarga sobre as(os) profissionais da saúde.

A Enfermagem tem papel imprescindível e crítico nesse contexto. Seja na linha de frente, ou na análise e interpretação política e científica das causas e soluções, e também nas escolas, a categoria tem a capacidade e o compromisso de promover ações transformadoras e influir nas políticas públicas.

 

Eixos Temáticos da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem

Práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta

A prática cotidiana das trabalhadoras em enfermagem e seu papel transformador em contraposição à histórica invisibilidade; utilização responsável e sustentável dos recursos nos serviços de saúde, principalmente naqueles lugares onde temos maior responsabilidade (Ex: processamento de artigos, descarte de lixo, produção de dispositivos de cuidado, etc.); impactos das alterações climáticas nos cenários de cuidado em enfermagem: dos ambientes do campo aos centros urbanos brasileiros. 

Educação transformadora como caminho para preservação da vida nas suas diversas formas

Educação e letramento em saúde planetária; desafios para formação e educação permanente; múltiplos olhares para as diversas realidades ambientais; o ensino e sua potência para a transformação e ampliação do conhecimento e conscientização; processo formativo de profissionais em enfermagem com o papel social de agentes de transformação.

As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na sobrevivência planetária

Reestruturação do mundo do trabalho e acumulação do capital e as formas como isso afeta a vida do planeta; condições de trabalho e contexto de precarização que atendem às necessidades do capitalismo; influência do modelo neoliberal sobre o processo de trabalho da enfermagem; mundialização do capital e as consequências para a saúde e para as trabalhadoras do campo da enfermagem; condições de trabalho e a saúde das trabalhadoras e suas formas de viver e conviver no planeta.